Ferramenta digital para proteger jornalistas de ataques no Twitter

Ferramenta desenvolvida por Thomson Reuters Foundation em parceria com Google detecta e identifica ataques no Twitter


A Thomson Reuters Foundation, fundação ligada à agência internacional de notícias Reuters, lançou na quinta-feira (30.jun.2022) uma ferramenta digital gratuita desenvolvida em parceria com o Google Jigsaw para ajudar jornalistas ao redor do mundo a melhor se protegerem de ataques e discurso de ódio no Twitter.

COMO FUNCIONA. O usuário sincroniza a ferramenta, TRFilter, com a sua conta de Twitter e a partir de aprendizagem de máquina, a ferramenta reconhece automaticamente e sinaliza conteúdos danosos.

Segundo a TRF, a ferramenta reduz a exposição de jornalistas a conteúdo abusivo porque permite que eles ocultem comentários e bloqueiem e ocultem perfis em massa, sem precisar visualizar todo o conteúdo.

TRFilter
Online harassment manager for journalists

RELATÓRIOS. Um outro recurso importante da ferramenta é que usuários poderão baixar relatórios sobre o conteúdo danoso que recebem e compartilhá-los com terceiros, inclusive forças de segurança caso seja preciso.

FASE PILOTO. No lançamento, a TRF deixou claro que essa é uma primeira rodada da ferramenta e há espaço para melhoras.

Embora os modelos de aprendizagem de máquina do TRFilter sejam capazes de detectar e sinalizar conteúdo danoso em diversas línguas,  a ferramenta por enquanto está disponível apenas em inglês, mas há planos de expansão no horizonte. A ferramenta também ainda não consegue trabalha em cima do conteúdo das mensagens diretas.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!