Raio-X é uma editoria de análise crítica

Meme de criptomoeda é uma curiosa demonstração de força do Twitter

Tanto a alteração de um elemento importante da identidade do site, quanto o uso de imagem relacionada a uma criptomoeda indicam que o manda-chuva faz uma demonstração de força e de influência
💡
Raio-x é uma editoria de análise crítica do Núcleo e contém opiniões

Na segunda-feira (3.abr), no meio de (mais) uma crise de imagem para o Twitter por conta do debate acerca de verificação na rede, o logo do passarinho azul foi inesperadamente substituído, apenas na versão desktop, por uma imagem da simpática raça canina shiba inu.

A imagem está relacionada a um meme antigo, ícone de uma criptomoeda de médio porte – a DogeCoin. O dono do Twitter, inclusive, possui histórico de comentários positivos sobre tal moeda, seja simplesmente citando diretamente o nome dela, seja publicando coisas relacionadas.

Elon Musk possui – como é comum no vale do silício – um interesse declarado pelo mercado de criptomoedas. Em janeiro, o Financial Times reportou que ele tem como objetivo que o sistema de pagamentos do Twitter aceite criptomoedas.

Musk, inclusive, está enfrentando um processo no valor de US$258 bilhões (sim, com b de bilhão) em uma acusação de esquema de pirâmide envolvendo a própria DogeCoin.

Apesar de parecer um ou movimento arbitrário ou a intenção de mudar o foco do debate na rede, é possível que exista uma motivação diferente por trás dessa sutil decisão.

Tanto a alteração de um elemento importante da identidade do site, quanto o uso de imagem relacionada a uma criptomoeda indicam que o manda-chuva faz uma demonstração de força e de influência.

Duas mensagens são imediatamente transmitidas para potenciais marcas ainda dispostas a investir seu marketing na rede:

  • todo e qualquer pixel do nosso site é negociável;
  • o impacto de uma alteração no nosso site ainda é gigantesco.

O primeiro recibo é passado por meio da alteração direta num elemento chave da identidade do site, e do que impacto que isso pode ter nas discussões.

O segundo vai de encontro ao próprio funcionamento do mercado de criptomoedas, considerando que ele escolheu um token que está na lista das chamadas altcoins, tradicionalmente mais voláteis.

Criptomoedas menores podem variar radicalmente de acordo com o interesse na sua compra, e as variações de valor são públicas, não podem ser escondidas dos usuários de forma alguma. Isso permite que a verificação do impacto seja feita de forma inequívoca por um terceiro, em tempo real – a DogeCoin chegou a subir 30% após essa mudança.

Com a manobra de hoje Elon Musk conseguiu mostrar que, apesar de definhar a olhos vistos, a rede do passarinho azul ainda tem sua força e pode movimentar mercados importantes apenas com uma singela mudança.

Edição Sérgio Spagnuolo

Texto atualizado em 4.abr.2023 às 16h29 para corrigir uma imprecisão no uso do termo stablecoins. O termo foi alterado para altcoins.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!