A saga do Telegram com a Justiça

Se antes o Telegram ignorava Justiça brasileira por meses, agora cumpre ordem do STF em menos de uma hora
A saga do Telegram com a Justiça
Arte de Rodolfo Almeida/Núcleo Jornalismo
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

No fim de 2021, a Justiça brasileira não sentia nem o cheiro do Telegram. A empresa ignorava solenemente os comunicados judiciais, a ponto de o Tribunal Superior Eleitoral considerar a empresa como um "grande problema".

Corta e muda o ano para mai.2023, e a situação é totalmente diferente. Frente a uma ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes para que apagasse um conteúdo no prazo surreal de 1 hora, o Telegram não pensou duas vezes (até porque não daria tempo).

Essa mudança de atitude acontece, principalmente, porque juízes brasileiros não estão mais tolerando esse descaso do Telegram – aplicativo que cresceu bastante nos últimos dois anos, em parte porque é uma boa ferramenta, mas também porque tolera um monte de conteúdo indesejável (e moderado) em outras plataformas, especialmente conteúdo extremista.

Descaso, inclusive, que ficou bem claro na justificativa inacreditável e oficial do CEO Pavel Durov que não havia recebido os emails do judiciário – desculpinha no estilo "o cachorro comeu minha lição" –, quando teve bloqueio decretado por Moraes em mar.2022.

Depois disso, rolou até acordo com o TSE para as eleições de 2022.

Mas como o Telegram ainda é o Telegram, a empresa foi multada pelo STF por não ter cumprido algumas determinações judiciais, e teve que pagar R$1,2 milhão no começo de 2023.

O Núcleo preparou uma linha do tempo com os problemas do Telegram na justiça.

Texto e gráfico Sérgio Spagnuolo
Colaborou Sofia Schurig
Edição Laís Martins

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!