Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Quem você diria que é mais famoso: a cantora americana Ariana Grande, ou o filho do ex-deputado federal e palhaço Tiririca?

No mundinho do TikTok, a resposta pode te surpreender. O cearense e também humorista Tirullipa é maior na plataforma do que a popstar internacional – tanto em quantidade de seguidores (27,1 milhão vs 26,5 milhões) quanto de engajamento (293 milhões contra 84,5 milhões).

O algoritmo do TikTok parece propiciar uma capacidade de viralização de conteúdos sem paralelo com a de outras redes. Dancinhas, lipsyncs e biscoitagens podem muito bem ganhar mais tração do que conteúdos cuidadosamente planejados feitos por equipes de marketing com braço e orçamento.

O Núcleo analisou um conjunto de dados composto de mais de 12 mil vídeos de TikToks das 57 contas mais populares no aplicativo, coletado pelo usuário moraesvic na plataforma Kaggle, e classificou as contas em categorias (a partir do tipo de conteúdo publicado e a nacionalidade dos criadores).

Alguns achados são interessantes.


É importante porque...

Conhecer os perfis que estão no topo ajuda a entender a dinâmica da rede e o deslocamento do centro de atenção de grandes instituições e celebridades para nativos digitais

Engajamento de conteúdo espontâneo pode ser maior do que o de vídeos cuidadosamente planejados


Dentre o grupo de maiores perfis, a maior categoria é (sem surpresa) a dos influencers, que representam 31% do total de likes das contas mais populares, com postagens de lifestyle, dancinhas e coisas do gênero.

Logo atrás deles vêm as contas voltadas para esquetes de comédia e piadas – categoria quase totalmente impulsionada pelo perfil do senegalês @khaby.lame, que estourou tirando sarro de lifehacks e truques sem sentido da internet e que tem hoje a maior conta da plataforma em termos de engajamento (likes e comentários).

Quando o assunto é seguidores, a número 1 do ranking é a influencer @charlidamelio.

Os dados permitem ver como influencers de grande calibre como Addison Re e Dixie D’Amelio já angariam mais likes do que artistas com fandoms enormes como o grupo pop sul-coreano @BTS.

@khaby.lame Yes literary Genius my friend 🤲🏿🤦🏿‍♂️ #learnfromkhaby #learnwithtiktok @tiktok ♬ suono originale - Khabane lame

Chama atenção também a nacionalidade das contas analisadas: a maior parte é de personalidades americanas, mas russos e latinoamericanos também têm grande peso na plataforma

Dentre as 57 contas mais seguidas, duas são de brasileiros: uma de @benjikrol, jovem de 20 anos que calhou de nascer no Brasil, mas cresceu no Canadá e Suíça e hoje vive na Espanha, e outra do cearense @tirullipa, filho do ex-comediante e deputado federal Tiririca, que cria esquetes de comédia e republica vídeos populares que circulam pela internet.

@tirullipa

Marque aquele amigo que gosta da comida bem quentinha🤪🤣😂🔥❤️‍🔥

♬ som original - Tirullipa

COMO FIZEMOS ISSO

Analisamos as contas presentes na base de dados e realizamos apuração para classificar a nacionalidade do autor e o gênero de conteúdo principal compartilhado.

O código para a análise está disponível aqui. A conta @happydogs2021, constante da base de dados, não está mais no ar e não foi considerada na análise.

Texto e gráficos Rodolfo Almeida
Edição Sérgio Spagnuolo
TikTok
Acesse o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.