Autoridades atuam contra rede social extremista denunciada pelo Núcleo

Núcleo denunciou a criação da plataforma usada para culto a massacres e o fácil acesso ao conteúdo via Google

Equipes da Polícia Civil da Paraíba, do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) da Paraíba e da Polícia Federal deflagraram em 3.mai.2023 uma operação contra uma rede social usada para fazer apologia à violência e incentivar massacres escolares.

O Núcleo noticiou a criação da plataforma extremista e o fácil acesso ao conteúdo via Google em 19.abr.2023, além de registrar a rede social no canal de denúncias criado pelo Ministério da Justiça. O alerta para a existência dessa rede foi feito ao Núcleo pelas pesquisadoras independentes Tatiana Azevedo e Letícia Oliveira.

No Google, rede de culto a massacres escolares fica no topo das buscas
Site extremista rankeia entre principais resultados no mecanismo de busca -- basta saber seu nome

A operação foi noticiada pelo Jornal da Paraíba. O Núcleo opta por não revelar o nome da rede para não dar publicidade a esse tipo de plataforma.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo um na sede da empresa suspeita de hospedar o domínio da rede social. As outras quatro pessoas que foram alvo de buscas são suspeitas de criar perfis falsos na plataforma e disseminar mensagens com apologia a crimes, em especial massacres escolares, com a justificativa do uso de liberdade de expressão. As investigações continuam em andamento.

No mesmo dia, a rede social publicou uma nota de encerramento das atividades no site oficial.

Texto Jade Drummond
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!