Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Núcleo venceu, no domingo (6.nov.2022), o prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria de Inovação e Experimentação com o projeto BotPonto, um robô que monitora vídeos no YouTube para facilitar no combate à desinformação.

A entrega do prêmio aconteceu durante o evento CODA•BR, da Escola de Dados, em São Paulo, principal evento de jornalismo de dados da América Latina.

O BotPonto – que monitora uma centena de canais do YouTube, lendo transcrições automáticas e identificando potenciais trechos com desinformação acerca do processo eleitoral – foi desenvolvido pela equipe de tecnologia do Núcleo em parceria com a agência Novelo Data, com o apoio do programa Jogo Limpo - criado e administrado pelo International Center For Journalists (ICFJ) e financiado pelo YouTube Brasil.

Os próximos passos agora são escalar a aplicação e disponibilizar capacidade para outras organizações realizarem seus próprios monitoramentos.

Em 2021, o Núcleo recebeu menção honrosa na mesma premiação pelo aplicativo Monitor Nuclear.

"Esse é um reconhecimento ao constante trabalho de tecnologia que a equipe do Núcleo tem desenvolvido desde nossa fundação em 2020", disse Sérgio Spagnuolo, editor e cofundador do Núcleo. "Esse projeto reflete minha colaboração com o ICFJ, desenvolvendo ferramentas de escuta social que ajudam jornalistas, redações e ONGs a utilizar melhor dados de redes sociais."

"Ganhar esse prêmio frente à qualidade dos outros finalistas é uma honra e uma responsabilidade de continuar."

“Fico especialmente feliz que vencemos na categoria de Inovação e experimentação. Fazer jornalismo também é inventar e espero que o Núcleo esteja sempre nessa posição, de criar soluções e fazer coisas novas”, afirmou Alexandre Orrico, editor e cofundador do Núcleo.

Para Felippe Mercurio, líder de tecnologia e um dos sócios do Núcleo, "inovação e experimentação em jornalismo é justamente aquilo que guia toda a equipe de tecnologia do Núcleo, é o que a gente faz de melhor e continuaremos fazendo."

"O BotPonto abre espaço para que redações utilizem vídeos do YouTube nas apurações jornalísticas e em pesquisas de forma mais ágil e eficiente. Para nós, o impacto que esse tipo de tecnologia vai ter na cobertura jornalística daqui para frente é o mais importante", afirmou Jade Drummond, gerente de estratégia do Núcleo e coordenadora do projeto.

Veja abaixo a lista de finalistas e vencedores:

Dados Abertos

Inovação e experimentação

Investigação

Visualização

Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.