Núcleo é finalista no Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados

BotPonto, ferramenta que facilita a checagem de informação no YouTube, é finalista na categoria Inovação e experimentação
Núcleo é finalista no Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

O Núcleo é um dos finalistas do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados 2022, uma iniciativa da Escola de Dados (Open Knowledge Brasil) em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

O projeto BotPonto, robô que monitora vídeos no YouTube para facilitar o combate à fake news e desinformação eleitoral, foi indicado na categoria "Inovação e experimentação", junto aos projetos Escriba, do Aos Fatos, e Suspeitos sem fundamento, do data_labe.

A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada em 6.nov.2022, no encerramento do evento Coda.Br 2022.

No ano passado, o Núcleo recebeu uma menção honrosa no mesmo Prêmio pelo desenvolvimento do Monitor Nuclear, hoje chamado de Political Pulse Brasil. A ferramenta monitora e analisa as redes sociais de todos os políticos brasileiros. O acesso está aberto ao público geral durante o período eleitoral deste ano.

Sobre o BotPonto

O BotPonto é uma ferramenta aberta criada para facilitar a checagem de informação em vídeos no YouTube durante as eleições 2022. Nosso robozinho analisa a transcrição de todos os vídeos publicados em cerca de 100 canais do YouTube para encontrar palavras-chave que podem indicar conteúdo potencialmente desinformativo sobre política e eleições.

A partir desse monitoramento, o BotPonto tweeta automaticamente um link com o ponto exato no vídeo em que os termos foram ditos, para facilitar o processo de checagem e economizar tempo de jornalistas e pesquisadores.

Esse monitoramento pode ser acompanhado via perfil do BotPonto no Twitter (@bot_ponto), mas também é possível explorar por todos vídeos potencialmente desinformativos no painel do projeto no site e receber a nossa newsletter gratuita com um balanço semanal dos principais termos e canais identificados pelo robô.

O BotPonto é um projeto do Núcleo, desenvolvido em parceria com a Novelo Data, durante o programa Jogo Limpo - criado e administrado pelo International Center For Journalists (ICFJ) e financiado pelo YouTube Brasil.

Conheça todos os finalistas da edição de 2022:

Dados Abertos
Má alimentação à brasileira (Revista Piauí e Agência Fiquem Sabendo)
A cor da dor (Jornal O Povo)
Amazônia Minada (InfoAmazonia)

Inovação e experimentação
Escriba (Aos Fatos)
BotPonto (Núcleo Jornalismo)
Suspeitos sem fundamento (data_labe)

Investigação
O caçador de jazidas: quem é o empresário que lidera a corrida pelo ouro em terras indígenas (Repórter Brasil)
4 em cada 10 abortos legais no Brasil são feitos fora da cidade onde a mulher mora; pacientes percorreram mais de 1 mil km (G1)
GSI libera garimpo em áreas preservadas da Amazônia (Folha de São Paulo)

Visualização
Mapa dos conflitos (Agência Pública e Comissão Pastoral da Terra)
Aquazônia: A Floresta-Água (Ambiental Media)
O voo dos MEIs (Agência Tatu)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!