Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Núcleo Jornalismo e o site Manual do Usuário, duas organizações independentes de jornalismo, fecharam uma parceria para republicação de conteúdo, com o objetivo de fortalecer e amplificar a cobertura de redes sociais no Brasil.

A partir desta semana, o Núcleo vai reproduzir na íntegra as notas do Manual do Usuário relacionadas a redes sociais, valendo-se da cobertura dinâmica e crítica do jornalista Rodrigo Ghedin, criador e editor-chefe do site.

Essa colaboração vem após o Núcleo, referência em investigação jornalística sobre o impacto das redes na sociedade, ter adotado uma nova plataforma de publicação (CMS), a fim de ganhar mais agilidade e eficiência na distribuição de conteúdo, ao mesmo tempo em que mantém um site limpo e leve e com mais recursos para os leitores.

NOVO PUBLICADOR

O Núcleo estreia essa semana um novo publicador, que traz, além de melhorias visuais e de desempenho, nova organização de conteúdo e mais recursos para os leitores – pavimentando o caminho para um programa de membros, acessos exclusivos, newsletters por assinatura e novas aplicações. O novo site também é capaz de gerenciar tráfego maior.

O site anterior do Núcleo rodava no framework Jekyll (código aqui), que permitia bastante customização, leveza e segurança. Mas, por ser estático (ou seja, sem banco de dados), o site precisava ser gerado inteiramente do zero a cada nova atualização, mínima que fosse, o que reduzia a agilidade à medida que o site cresce.

Além disso, o acesso a colaboradores era mais restrito, por exigir algum conhecimento de código até mesmo para publicar matérias.

Agora o Núcleo passa a utilizar o CMS de código aberto Ghost, com tema customizado desenvolvido internamente. O site é hospedado no Ghost(Pro), o serviço premium do Ghost.

O Ghost é um CMS orientado exclusivamente para publicação editorial, o que vai bem em linha com as necessidades do Núcleo.

Se quiser saber mais, mande um email para [email protected]

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Manual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.