Núcleo lança ferramenta aberta de monitoramento político no Twitter

O Monitor Nuclear é uma aplicação gratuita desenvolvida pelo Núcleo que identifica tendências e mostra análises de engajamento no Twitter de mais de 500 políticos brasileiros e possíveis pré-candidatos à eleição presidencial de 2022.

Atualmente, a ferramenta monitora publicações e interações de 654 perfis. São eles: presidente da República, vice-presidente, 507 deputados, 78 senadores, 28 governadores, 14 ministros e 25 atores da política -- como possíveis candidatos, ex-ministros e políticos influentes mesmo sem cargo eletivo.

ACESSE O MONITOR NUCLEAR

A lista de perfis monitorados pode variar de acordo com novos fatores políticos e eleitorais. Para a construção desse banco de dados, muitas das arrobas selecionadas foram obtidas por listas criadas pelo Senado, pela Câmara, pelo projeto 7c0 e de curadoria do próprio Núcleo. Qualquer pessoa pode sugerir um nome para integrar o Monitor Nuclear através deste formulário, explicando o motivo.

POR QUE É RELEVANTE?

Com pouco mais de 16 milhões de usuários, o Twitter está longe de representar o eleitorado brasileiro, mas, nos últimos anos, a rede social passou a funcionar como um termômetro do debate político no Brasil.

O acompanhamento desses dados, com livre acesso, é relevante para entender a temperatura do debate e a mobilização de bases de apoio ou de oposição em relação a certo ator político ou assunto.

A rede social é recorrentemente um meio utilizado por autoridades para se comunicar diretamente com suas bases, o que a tornou uma ferramenta de tomada de decisões, além de pautar a imprensa e boa parte do debate público.

SOBRE

O Monitor Nuclear é aberto e gratuito, e pode ser utilizado a qualquer momento, de forma gratuita. A base do código é aberta e tem como referência a ferramenta Science Pulse, projeto de monitoramento de ciência do Volt Data Lab, a empresa por trás do Núcleo.

A ferramenta é uma evolução do antigo Monitor, criado pelo Núcleo em 2020 para comparar as tendências de engajamento de perfis de cerca de 50 políticos no Twitter e atualizado esporadicamente. Agora, a aplicação passa a monitorar e analisar também cada publicação, comparando a popularidade de tweets, identificando os perfis mais ativos e permitindo a busca por tweets publicados nos últimos 30 dias.

Os dados e gráficos produzidos pelo Monitor Nuclear podem ser amplamente utilizados e divulgados por quem tiver interesse. Pedimos apenas que citem a referência Monitor Nuclear, do Núcleo ou Monitor Nuclear, se possível com link para www.nucleo.jor.br/monitor.

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso de senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca