Núcleo Jornalismo abre dados de audiência

Agora é possível ver nossos dados de acessos, usuários e pageviews atualizados diariamente

Como parte da política de transparência do Núcleo, a partir de agora é possível acompanhar os principais dados de audiência de nosso site no ano vigente, atualizados diariamente. Somos o primeiro veículo brasileiro de jornalismo a adotar esse tipo de transparência em relação à nossa audiência.

Informações básicas de acessos de usuários, visualizações de página, sessões por leitor e dispositivos utilizados ficarão constantemente abertas para o público geral.

ACESSE NOSSO DASHBOARD DE AUDIÊNCIA

VEJA AQUI TODAS AS NOSSAS POLÍTICAS E AÇÕES DE TRANSPARÊNCIA

Os dados de audiência são compilados pelo Google Analytics e disponibilizados de forma automática no painel criado, que poderá ser consultado a qualquer momento. A iniciativa reforça o nosso compromisso com leitores e parceiros.

As informações disponibilizadas refletem apenas os dados deste site. Não estão disponíveis os números de acesso e engajamento das newsletter, redes sociais ou republicações nos sites de nossos parceiros.

Esse é um detalhe importante, pois o Núcleo se propõe a fazer um jornalismo presente em diversos formatos e plataformas. O nosso objetivo é que o conteúdo chegue aos nossos leitores onde eles estiverem. Em alguns momentos a informação será consumida em profundidade neste site, mas, em outros, posts mais detalhados nas redes sociais poderão ser o suficiente para alguns usuários. Ou seja, nem sempre os nossos dados do site conseguem refletir de maneira exata o alcance de um conteúdo.

No site, publicamos uma reportagem de fôlego por semana, sempre às quintas-feiras, além de nossas seções Ideias e Jogo Rápido, que não têm periodicidade definida.

Reforçamos ainda que as informações disponibilizadas não contém dados pessoais dos leitores e que os números não são auditados externamente.

Diferencial

A iniciativa de abrir os principais dados de audiência para consulta a qualquer momento, inclusive o número de leitores diários, se diferencia no mercado jornalístico. Muitos veículos, como Folha de S. Paulo e Poder 360, divulgam dados agregados de audiência de forma pontual para se posicionar como lideranças do segmento de notícias, celebrar recordes de leitores ou conseguir novos patrocinadores.

A Folha também disponibiliza, no rodapé de seu site, informações mensais sobre visitantes únicos e pageviews.

O Colabora, projeto jornalístico sem fins lucrativos, disponibiliza números de audiência e gastos detalhados do último mês e último ano.

O site de tecnologia Manual do Usuário divulga informações de audiência para seus apoiadores e também em seu mediakit.

Esperamos servir de referência no nosso segmento e ver outras iniciativas jornalísticas divulgarem audiência dessa forma.

História

O Núcleo é uma iniciativa jornalística nova, criada em janeiro de 2020. No primeiro ano de vida, sem financiamento, fizemos 36 reportagens ou análises e tivemos 18.467 leitores únicos até a publicação deste texto.

Em janeiro deste ano, compartilhamos com o público uma mudança de posicionamento e o foco da cobertura passou a ser a cobertura de redes sociais e seu impacto na sociedade -- tanto no nível editorial (reportagens, análises e até opinião) quanto no desenvolvimento de aplicações e projetos.

Desde então, a equipe aumentou, a produção cresceu e conseguimos desenvolver novos produtos jornalísticos. Com isso, em abril de 2021 já publicamos ao menos 26 reportagens, notas ou artigos e alcançamos números de audiência próximos aos que tivemos em todo o ano anterior. Os picos de leitores no site coincidem, na maioria das vezes, com as reportagens semanais do veículo publicadas toda quinta-feira desde fevereiro.

A mudança é resultado, em parte, da participação no programa de aceleração Startup Lab, do Google News Initiative, no qual recebemos um investimento de US$ 20.000 e participamos de diversos cursos, treinamentos e workshops para fortalecer o projeto.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!