O ataque da Rússia à Ucrânia começou.

Ucranianos relatam explosões na capital, Kiev, e em várias outras cidades do país.

Para entender as raízes do conflito e acompanhar seus desdobramentos em tempo real, recomendamos alguns perfis de jornalistas e estudiosos especializados no assunto.

Oliver Stuenkel

Professor de relações internacionais da FGV. Neste fio, analisa como a ação da Rússia pode afetar suas relações internacionais.

Fabrício Vitorino

Jornalista mestre em cultura russa pela USP. Recentemente, traduziu em tempo real o pronunciamento televisivo de Vladimir Putin.

Ady Ferrer

Jornalista indepentente especializada em relações internacionais, youtuber e podcaster. Compila informações sobre a guerra principalmente lá no AdyNews, perfil no Twitter.

Xadrez Verbal

Perfil do podcast de Filipe Figueiredo sobre política, história e atualidades. Está publicando atualizações em tempo real.

Yan Boechat

O repórter, correspondente da BandNews, está em Dombas, região dominada por separatistas apoiados pela Rússia, publicando relatos e vídeos.

Fernanda Magnotta

Doutora em RI, especialista em EUA e colunista do UOL. Alterna informações em tempo real com análises (às vezes também em canais de TV).

Sandro da Costa Fernandes

Jornalista especializado em relações internacionais, cobriu Moscou para a Globo News e apresentava o podcast Café com Kremlin. Aqui, ele alerta sobre fotos e vídeos antigos que estão circulando como se fossem atuais.

Nathana Garcez

Graduada em relações internacionais e mestra em economia política pela UFRJ, e doutoranda em RI pela UNESP. Comenta o conflito e posições de outros líderes mundiais:

Sérgio Utsch

Correspondente do SBT na Europa. Além de anunciar suas entradas ao vivo na emissora, tem publicado no Twitter vídeos direto de Kiev.

Sabrina Fernandes

Doutora em sociologia, pós-doutoranda no tema de autoritarismo e contra-estratégias. Ative especialmente contra tudólogos:

Rodrigo Ianhez

Historiador do período soviético, está analisando a situação em tempo real.

Esta lista está em construção. Se você tiver mais sugestões, mande-as para a gente:

E, se você domina o inglês, confira também a lista excelente que o Jeff Nascimento, advogado em direitos humanos, preparou:


Leia também...