Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Se você usa o Instagram, deve ter visto nos últimos dias notificações de perfis falsos curtindo suas stories. Quase sempre essas contas têm fotos de mulher e nomes de usuário cheios de números.

Reprodução / Instagram

O Rafael, por exemplo, viralizou no Twitter reclamando disso em 2 de janeiro.

Dez dias depois, foi a vez da Ana.

Estamos em 19 de janeiro, e o problema persiste. Dois dias antes, perguntei no Twitter:

E tá, ô se tá. Recebi mais de 100 respostas como estas:

O problema virou até meme (em inglês).

Perguntei à Meta, empresa responsável pelo Instagram, se ela está ciente do problema e se prevê alguma solução. A resposta foi esta:

"Para a Meta, é muito importante que as interações no Instagram e no Facebook sejam genuínas e, por isso, trabalhamos arduamente para manter a comunidade livre de comportamentos inautênticos. Dedicamos recursos significativos para combater perfis que promovam este tipo de comportamento em nossas plataformas e, quando detectados, consideramos todas as opções aplicáveis, incluindo a suspensão e remoção das contas. Também encorajamos as pessoas a denunciarem quaisquer contas ou atividades suspeitas no Instagram por meio das nossas ferramentas de denúncia."

Na sequência, a empresa sugere denunciar e bloquear contas falsas, restringir o próprio perfil e usar a ferramenta Limites, que "oculta automaticamente comentários e solicitações de mensagens diretas de pessoas que não seguem você ou que se tornaram suas seguidoras recentemente".

Ou seja: vamos ter que continuar convivendo com essa chateação até sabe lá Deus quando.

InstagramTwitter/X
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.