Reddit mantém posição e diz que precisa cobrar por acesso a dados

Diretor afirma que Reddit gasta milhões com infra-estrutura e precisa cobrar para manter alto uso de sua API

Sob a sombra de um apagão de centenas de grandes comunidades na próxima semana, o Reddit manteve sua posição de cobrar por acesso a seus dados – o que pode tirar de circulação diversos apps que dependem de sua API.

⚙️

O QUE SÃO APIS? Em poucas palavras, APIs são recursos fornecidos por plataformas digitais (ou por qualquer empresa que tenha produtos digitais) para automatizar o uso da ferramenta por terceiros, inclusive com o fornecimento de dados estruturados para monitoramentos.

CONTEXTO. Comunidades no Reddit que somam centenas de milhões de inscritos vão fazer uma paralisação geral no dia 12.jun.2023, deixando de publicar por pelo menos 48 horas, em protesto à decisão da empresa de cobrar caro por acesso a dados da rede social, o que vai matar diversos populares aplicativos que usam sua API para funcionar.

Comunidades no Reddit farão greve contra nova política da rede
Rede social vai passar a cobrar caro por acesso a dados, o que vai matar populares aplicativos que usam sua API

O QUE DIZ O REDDIT. Segundo a Bloomberg, o diretor de comunicação de produtos da empresa, Tim Rathschmidt, disse que o Reddit gasta milhões de dólares com infra-estrutura de hospedagem.

"O Reddit precisa ser pago justamente para continuar a apoiar o alto uso de aplicativos terceiros", disse ele. "Nossa precificação é baseada nos níveis de utilização que medimos para serem comparáveis a nossos custos".

A cobrança vai começar dia 1.jul.2023.

ACIMA DO LIMITE. De acordo com um post na comunidade de desenvolvimento r/redditdev, um funcionário do Reddit mostrou que há aplicativos que abusam dos limites de API fornecidos pela empresa em até 440% acima dos níveis estabelecidos.

MORTE DE APPS. O criador do Apollo, um popular aplicativo para iOS que traz uma experiência de usuário diferente para quem usa o Reddit (os chamados Clients), afirmou que, nos valores atuais, teria que desembolsar US$ 1,7 milhão por mês, o que vai matar o app.

Outros apps populares, como Reddit is Fun, Narwhal e BaconReader, também teriam que ser encerrados se forem cobrados esses valores.

API do Reddit custará caro e vai prejudicar apps de terceiros
Desenvolvedor do app Apollo diz que teria que desembolsar US$ 20 milhões por ano para manter produto

Via Bloomberg (em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!