Meta demite executivo do WhatsApp que chefiou em combate à desinformação no Brasil

Ex-chefe global de global de eleições e governo saiu na mais recente demissão coletiva da Meta

Dentre os vários profissionais desligados na mais recente demissão coletiva da Meta que se despediram, via LinkedIn, nesta quarta-feira (24.mai.2023), destacou-se o nome de um executivo que trabalhou para tentar conter o efeito da desinformação no WhatsApp entre 2018 e 2020.

Ben Supple foi chefe da área global de eleições e governo até 2020, responsável por definir a estratégia de integridade cívica do WhatsApp. Desde então servia como chefe global para parcerias do setor público e do terceiro setor para os serviços de mensagens da Meta.

TRABALHO EM ELEIÇÕES. Segundo seu relato no LinkedIn (que usa a hashtag #metalayoffs), Supple foi a segunda pessoa contratada da área de políticas do WhatsApp, em 2017.

"Como o primeiro líder de eleições do WA, viajei para 12 países em 2019, navegando grandes eleições na Índia, no Brasil, na Indonésia etc., servindo como o embaixador da empresa para partidos políticos, comissões eleitorais e organizações da sociedade civil globalmente, e criando um agora global programa de checagem de fatos", escreveu.

NOTA DO AUTOR. Encontrei com Supple em São Paulo em 2019 para conversar sobre como o WhatsApp poderia ajudar jornalistas na luta contra a desinformação. Minha pesquisa gerou um relatório sobre o assunto, e Supple forneceu alguns insights sobre o lado do aplicativo.

CONTEXTO. Desde nov.2022 a Meta anunciou a demissão de mais de 20 mil funcionários, em um momento no qual a empresa busca readequar sua estrutura em vista de uma "nova realidade econômica", na qual tenta ter mais rentabilidade e eficiência (embora os lucros continuem acontecendo em patamares bilionários).

A companhia já perdeu US$ 13,7 bilhões apenas em 2022 em sua tentativa de transformar o metaverso em algo que as pessoas queiram usar.

No final de set.2022, a empresa reportou ter pouco mais de 87 mil funcionários em todo o mundo.

Meta anuncia mais 10 mil demissões
Também serão fechadas 5 mil vagas de trabalho que não haviam sido preenchidas, segundo CEO Mark Zuckerberg
Texto Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!