Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Twitter enviou na quinta-feira (18.mai.2023) uma carta à Microsoft ameaçando processar a empresa por uso indevido da API do Twitter. Em abr.2023, a Microsoft decidiu não pagar pelo serviço, resultando na perda de funcionalidades relacionadas ao Twitter em vários de seus produtos, incluindo no Microsoft Ads.

ℹ️
O QUE SÃO APIS? Em poucas palavras, APIs são recursos fornecidos por plataformas digitais (ou por qualquer empresa que tenha produtos digitais) para automatizar o uso da ferramenta por terceiros, inclusive com o fornecimento de dados estruturados para monitoramentos.

QUE TRETA. O advogado de Elon Musk, Alex Spiro, alegou que, em avaliações recentes, o Twitter constatou que cinco aplicativos ou serviços da Microsoft estariam usando indevidamente a API gratuita, o que vai contra as políticas da empresa.

Na carta assinada por Spiro, a justificativa para o processo é de que a Microsoft estaria utilizando a API do Twitter sem pagar. Ele menciona que uma revisão recente da atividade nos aplicativos da Microsoft indica que a empresa pode ter violado várias disposições do acordo firmado com o Twitter, ultrapassando, por exemplo, o limite de uso da API.

AUDITORIA. O advogado pediu uma auditoria de compliance sobre o uso da API pela Microsoft até 7. jun.

E PIORA! Spiro pediu que a Microsoft detalhasse extensivamente como usou a API do Twitter nos últimos dois anos, inclusive identificando "toda e qualquer entidade relacionada ao governo atendida por cada aplicativo da Microsoft."

RESPOSTA. Ao Ars Technica, a Microsoft confirmou o recebimento da carta e afirmou que irá analisar as perguntas e responder de acordo, reafirmando seu compromisso em manter uma parceria duradoura com o Twitter.

via Ars Technica (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Laís Martins

Twitter/XMicrosoft
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.