YouTube recomenda vídeos de violência em escolas para gamers, mostra relatório

A plataforma recomendou até 10 vezes mais vídeos violentos para usuários que interagiram com as recomendações, de acordo com a Tech Transparency Project

O algoritmo de recomendação de conteúdo do YouTube está sugerindo vídeos sobre armas e violência armada para usuários interessados em videogames, de acordo com um novo relatório do Tech Transparency Project (TTP).

A organização afirma que, embora o YouTube tenha políticas para restringir conteúdo violento e perigoso, incluindo imagens de armas, essas políticas não parecem estar sendo aplicadas de forma consistente ou eficaz.

O RELATÓRIO. Para entender como o YouTube recomenda conteúdo para menores de idade, o TTP criou quatro contas de teste. Duas usaram as datas de nascimento de um menino de nove anos, e as outras duas usaram as datas de nascimento de um menino de 14 anos, identificando todos como do sexo masculino.

A organização descobriu que muitos dos vídeos sugeridos continham conteúdo ou linguagem violenta sobre armas e tiroteios em escolas.

O YouTube, no entanto, sugeriu muito mais conteúdo desse tipo — em alguns casos 10x mais — para os perfis que interagiram com as recomendações, aponta o documento.

Um dos vídeos sugeridos para os pesquisadores sobre tiroteios escolares era uma simulação do jogo GTA V de um ataque em uma escola. Também foram recomendados vídeos sobre o massacre de Columbine e dramatizações de ataques em escolas em programas de televisão.

QUAL O PROBLEMA? O TTP afirma que esses vídeos podem ser prejudiciais para jovens e podem contribuir para a normalização da violência armada. Eles também observam que muitos dos vídeos foram monetizados pelo YouTube, o que significa que os criadores estão ganhando dinheiro com a violência.

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!