União Europeia quer virar padrão global para regulação de redes e IA

Estabelecer um parâmetro global pode ajudar o Brasil a tirar do papel uma tão esperada proposta de regulação de redes sociais.

Em 2024, a União Europeia vai propor às Nações Unidas que a sua lei de regulação de plataformas e redes sociais sirva de parâmetro global. A sugestão acontecerá durante o Pacto Global da ONU, uma iniciativa criada nos anos 2000 para encorajar empresas a adotarem políticas de responsabilidade social.

Segundo o site EURACTIV, pessoas no conselho da UE já redigiram um documento definindo áreas prioritárias do Digital Services Act (DSA) e Digital Markets Act (DMA), destacando como a lei poderia ser um exemplo a ser seguido ao nível mundial.

Você pode entender essas legislações lendo esta reportagem.

E AÍ? De acordo com o site, a Comissão Europeia estabeleceu suas metas digitais em relação a habilidades, e-governança, infraestrutura e transformação econômica no mundo digital. Um dos focos é motivar a construção de infraestrutura pública que democratize o acesso à informação digital.

PERAÊ… Como isso afeta o Brasil? Estabelecer um parâmetro global pode ajudar o governo federal a tirar do papel uma tão esperada proposta de regulação de redes sociais.

IA. Além das plataformas digitais, a UE também levará para discussão o Artificial Intelligence Act, um rascunho de projeto de lei tramitando no parlamento europeu que visa regulamentar o futuro das inteligências artificiais. O objetivo é promover confiança e transparência seguindo uma abordagem baseada em riscos.

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!