BetterHelp, plataforma de terapia online, compartilhou dados pacientes com terceiros

O serviço de terapia online cedeu dados sensíveis de pacientes para empresas como Facebook, Snap e Pinterest; a empresa nega

A BetterHelp, plataforma de terapia online que oferece serviços em inglês, será obrigada a pagar US$7,8 milhões em danos após compartilhar os dados sensíveis de pacientes, como questionários médicos, endereços de IP e e-mail de usuários com o Facebook, Snapchat e até Pinterest.

A plataforma se popularizou em 2017, após youtubers fazerem propagandas em seus vídeos oferecendo códigos de desconto.

O QUE ROLOU? Segundo a FTC, órgão regulador dos Estados Unidos, o compartilhamento de dados aconteceu entre 2017 e 2020, enquanto a empresa dizia aos usuários que as informações eram privadas. A legislação americana proíbe serviços de saúde de compartilharem dados e informações pessoais de pacientes sem consentimento.

No acordo entre a FTC e a BetterHelp, o órgão diz que quase 2 milhões de endereços de e-mail de pacientes atuais e antigos foram compartilhados ao Facebook para direcionar anúncios da BetterHelp aos amigos desses pacientes. A BetterHelp, ainda segundo o documento, também divulgou endereços de IP e e-mails de 5,6 milhões de visitantes ao site da plataforma com o Snapchat, para fins publicitários.

A reclamação inicial também diz que a BetterHelp pressionou os consumidores a entregarem suas informações pessoais sobre saúde, mostrando-lhes declarações de privacidade enganosas. E, segundo a FTC, a plataforma não limitou como terceiros podiam usar dados de pacientes, permitindo que essas empresas usassem informações sensíveis para publicidade, pesquisa interna e até desenvolvimento de produtos.

MUDANÇAS. Além de pagar a multa aos pacientes que tiveram dados compartilhados, a FTC também ordenou que a BetterHelp fizesse uma série de mudanças. São elas:

  • obter o consentimento expresso afirmativo antes de divulgar informações pessoais a determinados terceiros para qualquer finalidade;
  • estabelecer um programa de privacidade abrangente que inclua fortes salvaguardas para proteger os dados do consumidor;
  • direcionar terceiros para apagar dados pessoais que a BetterHelp lhes tenha revelado;
  • limitar por quanto tempo pode reter informações pessoais e de saúde.

O QUE DIZ A EMPRESA. A BetterHelp nega ter compartilhado dados de pacientes. Em um comunicado, a empresa diz nunca ter recebido pagamento de terceiros para obter informações sobre seus clientes.

Texto Sofia Schurig
Edição Laís Martins


Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!