Novo app dos fundadores do Instagram é um “TikTok de textos”

Artifact usa um algoritmo de recomendação personalizado para textos. Por ora, acesso é mediante convites.

Kevin Systrom e Mike Krieger, co-fundadores do Instagram, estão trabalhando em um novo aplicativo.

O QUE HOUVE? A notícia foi dada em primeira mão na newsletter Platformer.

O novo aplicativo de Systrom e (do brasileiro) Krieger chama-se Artifact e é uma espécie de “TikTok para textos da web”.

Na prática, o app apresenta um feed de conteúdos da web — posts, notícias, reportagens, blogs — que é montado com base em um algoritmo de recomendação.

O que o TikTok faz com vídeos, diz a dupla, o Artifact fará com texto.

Foto de um iPhone 14 Pro com a tela inicial do Artifact exibindo algumas manchetes. Ao fundo, quadrados azuis e alguns vermelhos, e um asterisco (logo do Artifact).
Prévia do Artifact. Imagem: Artifact/Divulgação.

O QUE MAIS? A parte social acontece em recomendações humanas, feitas por usuários a seus seguidores. Em outra frente, será possível comentar essas recomendações.

O aplicativo ainda não tem um modelo de negócio definido. Os dois fundadores, que estão bancando as despesas do próprio bolso, incluindo sete funcionários, não descartam a publicidade.

COMO USAR? O Artifact tem aplicativos para Android e iOS, mas ainda não está disponível publicamente.

Interessados podem deixar o número de telefone no site oficial e esperar um convite. À Platformer, Systrom disse que a startup planeja “deixar os usuários entrarem rapidamente”.

OK, MAS… Fora a parte do algoritmo, o aplicativo todo lembra bastante um velho conhecido, o Flipboard. Será que o “componente TikTok” é um diferencial suficiente para fazer o Artifact decolar?

Via Platformer (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!