Google pagará quase US$400 mi por uso indevido de dados de localização

Justiça norte-americana alega que Google teria rastreado pessoas mesmo com a função de localização desligada em seus dispositivos

O Google chegou a um acordo em que pagará US$392 milhões a 40 Estados norte-americanos por alegações de que a empresa teria rastreado pessoas por meio de seus dispositivos mesmo com a função de geolocalização desabilitada.

O anúncio foi feito na semana passada (14.nov.2022) por um grupo de procuradores estaduais e reportado pela NPR. Segundo as autoridades, é o mais alto valor em um acordo ligado à privacidade de usuários.

CONTRAPARTIDA. Como parte do acordo, o Google se comprometeu a implementar uma série de mudanças para dar mais transparência ao uso de dados de localização pela empresa. À NPR, um porta-voz do Google disse que as práticas reveladas na ação estão desatualizadas.

DADOS. Os dados de localização coletados pelo Google são comercializados pela empresa junto a anunciantes, permitindo que eles ofereçam publicidade a usuários com base em dados sobre locais onde vivem ou frequentam. A maior parte da receita do Google vem de publicidade.

Texto Laís Martins
Edição Julianna Granjeia


Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!