FBI demonstra "preocupação extrema" com influência de TikTok sobre usuários nos EUA

Outras autoridades dos EUA também têm alertado sobre potencial influência chinesa através da rede de vídeos curtos

O FBI, equivalente à polícia federal nos Estados Unidos, está "extremamente preocupada" com a influência que o TikTok, rede social de propriedade da chinesa ByteDance, exerce sobre usuários nos Estados Unidos, disse o diretor da agência, Christopher Wray, a parlamentares norte-americanos na terça-feira (15.nov.2022), conforme reportou a CNBC.

PREOCUPAÇÕES. Na avaliação do diretor do FBI, que disse que mais detalhes teriam de ser discutidos numa reunião protegida por sigilo, as preocupações da ordem de segurança nacional derivam de alguns fatores:

  • O governo chinês poderia usar o aplicativo para controlar a coleta de dados sobre milhões de usuários;
  • O governo chinês poderia usar o algoritmo de recomendação do TikTok para exercer operações de influência;
  • O governo chinês poderia controlar software em milhões de dispositivos, o que lhe daria oportunidade para comprometer a segurança de dispositivos pessoais.

CONTEXTO. Wray não é a primeira autoridade dos EUA a tornar pública suas preocupações com o TikTok. Desde o governo Trump, figuras do governo têm alertado sobre o potencial uso dos dados de usuários dos Estados Unidos pelo governo chinês.

No fim de set.2022, o New York Times noticiou que o governo dos EUA e o TikTok estavam rascunhando um acordo que trataria justamente destas preocupações.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!