Telegram derruba dezenas de grupos sobre "paralisação geral"

Monitoramento do Núcleo registrou ao menos uma dúzia destes grupos de extrema-direita que saíram do ar

O Telegram derrubou, na noite desta segunda-feira (31.out.2022), dezenas de grupos de extrema-direita que tinham como objetivo organizar algum tipo de paralisação nacional ou desordem em protesto à vitória de Lula na eleição presidencial.

Monitoramento do Núcleo apurou e registrou que pelo menos uma dúzia desses grupos, cujos títulos mencionavam a tônica inicial de "Paralisação Geral", foram derrubados.

O supergrupo B-38, que já havia sido suspendo alguns meses antes das eleições, voltou a ser derrubado.

Nesta segunda-feira, o Núcleo mostrou que esses grupos estavam surgindo a uma velocidade alarmante, com milhares de novos membros a cada hora.

Apesar da ação do Telegram – que ao colocar uma bandeira vermelha em alguns termos (como "paralisação" ou "intervenção") limita a descoberta desses grupos no mecanismo de busca – é possível constatar em tempo real a criação de novos grupos semelhantes.

ALGUNS DOS GRUPOS DERRUBADOS

Edição Alexandre Orrico

Texto atualizado às 8h34 de 1º.nov.2022 com novas atualizações.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!