Em reunião com plataformas, TSE mostra preocupação com desinformação para 2º turno

Avaliação foi de que 1º turno foi melhor que o esperado, mas propagação de desinformação piorou desde então

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, se reuniu com representantes das plataformas de redes sociais nesta quarta-feira (19.out) para um balanço das ações das empresas. A avaliação do TSE é de que, enquanto o primeiro turno foi "talvez melhor" que o esperado, houve uma piora na esteira para o segundo turno.

QUEM? Participaram da reunião representantes de Google, Meta, Twitter, TikTok, Linkedin, Twitch, Kwai e, do lado da Justiça Eleitoral, estiveram presentes o ministro Alexandre de Moraes, o corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, os ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach e as ministras Isabel Gallotti e Maria Claudia Bucchianeri, além de assessores.

AÇÕES + DURAS: Moraes agradeceu o trabalho das plataformas no primeiro turno, mas sinalizou que a disseminação de notícias falsas cresceu na campanha do segundo turno, o que vem exigindo "medidas mais duras" da parte do TSE.

Na véspera do encontro, o TSE abriu uma investigação contra diversos integrantes do núcleo duro bolsonarista por um suposto esforço concertado de disseminação de notícias falsas mirando o candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

Decisão do TSE devassa dezenas de perfis bolsonaristas
São 81 citados: 47 pessoas e o restante responsáveis por perfis, grupos e canais; Bolsonaros estão na lista

DEMORA. Segundo apuração do jornal Folha de S. Paulo junto a pessoas presentes na reunião, Moraes sinalizou que as plataformas demoram para derrubar conteúdos e pressionou para que YouTube, TikTok e Kwai não "levem mais de 4 a 5 horas para remover vídeos após denúncias do tribunal", ao que o YouTube teria demonstrado certa resistência.

  • Moraes também teria feito menção a um problema com URLs, o que reforça a importância da ação rápida. A Corte determina a derrubada de URLs específicas e, quando as plataformas não removem o conteúdo com rapidez, esse mesmo conteúdo se multiplica em outras URLs, o que diminui a efetividade da ação de derrubada.
Texto Laís Martins
Edição Alexandre Orrico


Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!