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A Meta, conglomerado de rede sociais de Mark Zuckerberg que aos poucos tem limitado acesso a dados de suas redes sociais, removeu mais uma métrica do CrowdTangle – que praticamente vai extinguir a transparência de dados sobre a maioria dos vídeos do Instagram.

EXPLICANDO. Devido a uma mudança na política do Instagram, vídeos com menos de 15 minutos são considerados "Reels" – a modalidade de vídeos curtos que a Meta copiou do TikTok.

Print de tela de anúncio do CrowdTangle sobre limitação de dados

DADOS SÓ SOBRE DOCUMENTÁRIOS. Como os Reels não fazem parte dos dados fornecidos pelo CrowdTangle (por decisão default da Meta, diga-se), isso significa que a ferramenta não vai fornecer mais dados sobre a grande maioria dos vídeos da plataforma. É seguro dizer que a grande maioria dos vídeos tem mais de 15 minutos.

DE NOVO. A medida, anunciada discretamente, traz novas evidências de um sufocamento de sua plataforma de dados. Eis o que já rolou antes:

  • Em meados de 2021, a equipe que trabalha com CrowdTangle dentro da Meta foi desmantelada e assinalada para outros projetos;
  • A Meta também rescindiu um contrato de US$40 mil com pesquisadores para entender discussões públicas ao redor da pandemia de COVID-19;
  • O ex-CEO do CrowdTangle, Brandon Silverman, deixou a empresa em outubro;
  • E em janeiro deste ano, a Meta deixou de aceitar novos usuários no CrowdTangle.
Por Sérgio Spagnuolo
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