Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O site Lulaflix, criado em 30 de agosto com domínio registrado no CNPJ da campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), teve conteúdo impulsionado no Google. O portal reúne notícias e conteúdos negativos para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A informação foi publicada pela Folha de S.Paulo.

De acordo com a Folha, o Google registra um gasto pago pela campanha de Bolsonaro de entre R$ 10 mil e 15 mil para promover uma publicação do Lulaflix com o título "Dossiê sobre a vida do Lula". O conteúdo foi exibido entre 30 e 35 mil vezes em buscas do Google.

Especialistas consultados pela Folha afirmaram que o site - que não está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) - fere as regras eleitorais.

Pesquisa feita na base de dados do Núcleo - que monitora políticos em diferentes redes sociais como Twitter, Gettr e grupos de Telegram - mostrou apenas uma menção ao site.

O QUE DIZ A LEI? A legislação eleitoral determina que é crime "contratação direta ou indireta de grupo de pessoas com a finalidade específica de emitir mensagens ou comentários na internet para ofender a honra ou denegrir a imagem de candidato".

Além disso, realizar propaganda na internet "atribuindo indevidamente sua autoria a terceiro, inclusive a candidato, partido ou coligação" é irregular.

A lei também proíbe a veiculação de conteúdo de cunho eleitoral "com a intenção de falsear identidade".

Edição Sérgio Spagnuolo
GoogleEleições 2022
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.