Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O YouTube excluiu cinco vídeos do canal Universo Filial do youtuber Roberto Boni, investigado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por ataques às urnas e pré-candidato a deputado estadual pelo PMB-SP (Partido da Mulher Brasileira). As exclusões foram identificadas pelo estúdio de análise de dados Novelo Data.

OUTRAS INFRAÇÕES: Em 2021, o canal Universo e outros 14 foram impedidos de serem monetizados por decisão do TSE.

Boni, além de publicar vídeos contra as urnas eletrônicas e ataques a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), também defendeu a intervenção militar. Em seu canal, afirmou ser preciso “pedir, solicitar que o presidente Bolsonaro acione o poder moderador, as Forças Armadas para salvarmos as nossas instituições”.

EXCLUSÃO: Os vídeos, publicados entre 2018 e 2020, foram excluídos na terça-feira (21.jun) e acumulavam mais de 103 mil visualizações.

Todos os posts removidos mostram a mensagem: “Este vídeo foi removido por violar as Diretrizes de Comunidade do YouTube”.

À agência de checagem Aos Fatos, a plataforma afirmou que os vídeos foram excluídos por violação das políticas de integridade eleitoral, implementadas em março deste ano.

Texto Sofia Schurig
Edição Julianna Granjeia

YouTubeEleições 2022
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.