YouTube exclui vídeos sobre fraude eleitoral de pré-candidato a deputado
Canal Universo Filial, de pré-candidato a deputado do PMB, já havia defendido a intervenção militar.
O YouTube excluiu cinco vídeos do canal Universo Filial do youtuber Roberto Boni, investigado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por ataques às urnas e pré-candidato a deputado estadual pelo PMB-SP (Partido da Mulher Brasileira). As exclusões foram identificadas pelo estúdio de análise de dados Novelo Data.
OUTRAS INFRAÇÕES: Em 2021, o canal Universo e outros 14 foram impedidos de serem monetizados por decisão do TSE.
Boni, além de publicar vídeos contra as urnas eletrônicas e ataques a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), também defendeu a intervenção militar. Em seu canal, afirmou ser preciso “pedir, solicitar que o presidente Bolsonaro acione o poder moderador, as Forças Armadas para salvarmos as nossas instituições”.
EXCLUSÃO: Os vídeos, publicados entre 2018 e 2020, foram excluídos na terça-feira (21.jun) e acumulavam mais de 103 mil visualizações.
Todos os posts removidos mostram a mensagem: “Este vídeo foi removido por violar as Diretrizes de Comunidade do YouTube”.
À agência de checagem Aos Fatos, a plataforma afirmou que os vídeos foram excluídos por violação das políticas de integridade eleitoral, implementadas em março deste ano.
Texto Sofia Schurig
Edição Julianna Granjeia
Faça parte da conversa
Reações de apoiadores
Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.