Oito meses depois de Bolsonaro, Lula estreia perfil oficial no TikTok

Militantes pediam a presença de Lula na rede chinesa, onde Jair Bolsonaro possui 1,7 milhão de seguidores

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à Presidência da República, estreou sua conta oficial no TikTok  nesta segunda-feira (20). No primeiro vídeo, a mulher de Lula, Rosângela da Silva, a Janja, aparece cantando o jingle "Sem medo de ser feliz" e sendo filmada pelo próprio petista, que costumava ser avesso às redes sociais.

Diversos militantes pediam a presença de Lula na rede chinesa, onde o presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, domina a cena política desde outubro de 2021. Nesta segunda-feira à tarde, Lula tinha pouco mais de 20 mil seguidores no TikTok, enquanto Bolsonaro acumula 1,7 milhão.

Antes da estreia do perfil oficial, apoiadores do petista já haviam criado um perfil chamado @lulanotiktok que possui 198 mil seguidores. O TikTok é a rede social de maior crescimento no mundo e já passa de 1 bilhão de usuários.

Segundo análise recente de metadados de 181 mil vídeos a partir de monitoramento do Núcleo, o número total de visualizações de posts no TikTok que mencionam o termo Lula está se aproximando de Bolsonaro, um indicativo do crescimento – ainda que limitado – da popularidade do ex-presidente na plataforma de vídeos curtos.

Gráfico de linha com contagem de visualizações de vídeos mostra Bolsonaro pouco acima de Lula em maio de 2022
Texto Julianna Granjeia
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!