Facebook está criando formato de anúncio que não usa dados dos usuários, diz site

Pensado para grandes marcas, o “Anúncios básicos” pretende aplacar reguladores e a opinião pública.

De acordo com duas agências de publicidade ouvidas pelo Insider, a Meta está desenvolvendo um formato de anúncio focado em privacidade para o Facebook. O trabalho ainda está em estágios iniciais.

COMO ASSIM? Chamado internamente de “Anúncios básicos”, o novo formato não usaria o baú de dados pessoais que a Meta tem de seus usuários para determinar onde os anúncios são veiculados.

O formato seria direcionado a grandes marcas que querem chamar a atenção e moldar a percepção dos seus produtos e serviços. Além disso, a mensuração dos resultados seria simplificada.

Uma das agências que conversou com o Insider, sob a condição de ser mantida anônima, disse que os Anúncios básicos mostram métricas simples, como engajamento e total de visualizações de vídeos.

POR QUÊ? A principal motivação da Meta para desenvolver um produto contrário a toda a sua oferta atual é aplacar reguladores e a opinião pública.

Segundo uma reportagem de abril da Vice, o objetivo da Meta é lançar os Anúncios básicos na Europa, berço das grandes leis pró-privacidade — é de lá a GDPR — e com governos mais sensíveis à questão. Só depois o formato seria lançado nos Estados Unidos.

Outra motivação é a dificuldade que a Apple vem impondo, em suas plataformas, a aplicativos que dependem da absorção de dados dos usuários para veicular anúncios segmentados.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, disse que a Transparência no Rastreamento em Apps (ATT, na sigla em inglês) terá um impacto de US$ 10 bilhões no faturamento da empresa em 2022.

VAI FUNCIONAR? David Coleman, vice-presidente da agência de publicidade Ocean Media, ouvido pelo Insider, acredita que será difícil os Anúncios básicos vingarem.

O problema, segundo David, é que anunciantes costumam investir em anúncios “às cegas” (sem segmentação) quando o conteúdo a que estão vinculados é mais premium, coisa que o Facebook não tem hoje.

Via Insider e Vice (ambos em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!