Brasil é prioridade no combate à desinformação, diz CEO do Google

Sundar Pichai foi entrevistado por 11 jornalistas do mundo inteiro — entre eles, um brasileiro.
Brasil é prioridade no combate à desinformação, diz CEO do Google
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

O Estadão entrevistou Sundar Pichai, CEO do Google, junto a outros dez veículos de imprensa. O jornal aproveitou a ocasião para fazer perguntas específicas do Brasil ao líder do Google.

DESINFORMAÇÃO. Questionado sobre a desinformação que rola solta em algumas plataformas do Google, como o YouTube, Sundar respondeu que o Brasil é uma das prioridades da empresa.

“Sei que tem muitas conversas e propostas legislativas sobre desinformação ocorrendo por aí neste momento. Então, vamos investir muito no Brasil.”

Para o CEO, uma das maiores dificuldades em combater a desinformação está em defini-la. “Muitos dos problemas [no combate à desinformação] estão no fato de que as sociedades não conseguem chegar a um consenso sobre o tema”, disse.

Sundar reconheceu que o idioma é uma barreira, porque as ferramentas de inteligência artificial usadas na moderação de conteúdos em larga escala são criadas, a princípio, para o inglês, mas afirma que tem havido avanços.

TONS DE PELE. O Brasil será palco de testes do uso da escala Monk de tons de pele nos serviços do Google, novidade anunciada na Google I/O, no início de maio.

A escala Monk considera dez tons de pele, quatro a mais que a escala padrão da indústria. Com ela, espera-se que os sistemas de visão computacional sejam mais sensíveis à detecção de pessoas não-brancas e menos propensos a resultados discriminatórios.

“Há muito tempo o Brasil é importante para a gente, pois temos um grande número de usuários do País usando alguns de nossos principais produtos. Dada sua diversidade, o Brasil se torna ainda mais importante para testar e dar feedback em iniciativas como a escala de Monk”, falou Sundar.

Via Estadão.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!