Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

A Meta restringiu globalmente o acesso a 21 conteúdos do Facebook e do Instagram em resposta a ordens judiciais do Supremo Tribunal Federal entre junho e dezembro de 2021, informou a empresa em relatório de transparência publicado nesta terça-feira (17.mai).

No primeiro semestre do ano passado, apenas três conteúdos haviam sofrido restrição global.

CONTRARIADA. "Embora respeitemos a lei nos países nos quais operamos, nos opomos fortemente a demandas legais extraterritoriais como a que resultou nestas restrições e buscamos ativamente todas as opções para recorrer às ordens. Até o início de maio de 2022, nossos recursos ao plenário da Suprema Corte brasileira ainda estão pendentes", acrescentou a empresa.

NO BRASIL. Dentro do território brasileiro, a empresa restringiu acesso a 894 itens atendendo a pedidos de tribunais locais com relação a processos cíveis, criminais e eleitorais:

  • 539 publicações
  • 20 grupos
  • 10 perfis

QUEDA NAS RESTRIÇÕES. O número para o segundo semestre representa uma ligeira queda em relação ao semestre anterior, quando 1.992 conteúdos haviam sido tornados restritos no Brasil.

Na comparação com o 2º semestre de 2020, quando foram realizadas eleições municipais no Brasil, houve diferença significativa em relação aos 11,8 mil conteúdos restringidos dentro do território brasileiro.

Não foram fornecidos detalhes sobre quais conteúdos foram suprimidos. Os dados não levam em conta o WhatsApp.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo
MetaFacebookInstagram
Acesse o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.