Elon Musk sugere que mais de 90% dos usuários diários do Twitter podem ser inautênticos

A novela continua. Embora Musk queira comprar o Twitter, ele repetidamente critica a rede social durante o processo de aquisição

Em uma mais uma leva de críticas à companhia que ele mesmo quer adquitir por US$44 bilhões, o bilionário Elon Musk sugeriu em um tuíte – sem fornecer evidências – que mais de 90% dos usuários diários ativos da rede social podem ser inautênticos (ou seja, bots, fakes e contas de spam).

Ele também pesou a mão contra o algoritmo de recomendação do Twitter, dizendo que o recurso "manipula" as pessoas sem elas perceberem.

O QUE FOI DESSA VEZ? Respondendo a dois usuários que sugeriram uma alta porcentagem de usuários inautênticos na rede, Musk disse que "há alguma chance de que possam ser mais de 90% dos usuários diários ativos".

Para ele, "é muito estranho que os tweets mais populares de todos os tempos foram curtidos por ~2% dos usuários diários ativos".

Ele não forneceu evidências para apoiar sua afirmação, mas como ele mesmo está tentando comprar a empresa, seu comentário é digno de nota.

Na sexta-feira ele disse que o processo de compra estava paralisado, enquanto esperava por provas de que menos de 5% das contas do Twitter eram inautênticas. Musk tem constantemente defendido que seja feita uma autenticação de todos os usuários "reais" do Twitter.

Musk “suspende” compra do Twitter para verificar robôs
Bilionário quer mais detalhes sobre uso de robôs na rede e diz que ainda está comprometido com aquisição

ALGORITMO. Tuitando para seus mais de 90 milhões de seguidores, o empresário publicou na noite de sábado (14.mai) para recomendar o uso do feed cronológico da rede, alegando que "vocês estão sendo manipulados pelo algoritmo de maneiras que não percebem".

E DEPOIS? 8 horas depois parece ter se dado conta de que está atacando a própria empresa que quer comprar, ele tuitou novamente para tentar remediar a situação, dizendo: "não estou sugerindo maldade no algoritmo, mas sim que ele está tentando advinhar o que você quer ler e, ao fazer isso, inadvertidamente manipula/amplifica seus pontos de vista sem você perceber que isso acontece".

O ex-CEO e um dos fundadores do Twitter Jack Drosey, que tem respondido muitos dos tuítes de Musk sobre a rede social, disse que o algoritmo "foi desenhado simplesmente para economizar tempo quando você fica longe do aplicativo por um tempo".

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!