SIGA O NÚCLEO NO TELEGRAM:

RESUMO: Ao longo da última semana diversos usuários do Twitter relataram ter recebido emails oficiais da plataforma notificando-os sobre denúncias que eles teriam feito a partir de suas contas. O problema é que estes usuários alegam nunca ter denunciado os perfis mencionados pelo Twitter. Nos últimos dias, dezenas de usuarios relataram ter recebido um email que indicava que eles teriam denunciado a conta do Sleeping Giants Brasil e outros perfis.

O QUE ROLOU? Usuários relataram ter recebido um email padrão do suporte do Twitter (mais precisamente do endereço notify@twitter.com) dizendo que a conta denunciada por eles não viola as políticas da empresa e sugerindo outras ações que podem ser tomadas. Nada fora do comum nesse procedimento, tirando o fato de que, pelo relato dos usuários, não houve denúncia.

UM EXEMPLO: Em 26 de março, a conta Brasil Para Lerdos, paródia da produtora conservadora Brasil Paralelo, também teve tweets denunciados por pessoas que negaram seu envolvimento.

POR QUE IMPORTA? Os relatos acendem um alerta sobre a segurança da plataforma. Um dos usuários que relatou o ocorrido confirmou ao Núcleo que possui autenticação em dois fatores em sua conta, o que torna difícil que sua conta tenha sido invadida.

O QUE MAIS? Há um padrão nas contas que relataram ter recebido esse email da denúncia. Todas pertencem a figuras críticas ao atual governo. Ao buscar no Twitter,  Núcleo não encontrou reclamações similares em contas que apoiam o governo.

O Núcleo entrou em contato com o Twitter e aguarda resposta.

Texto Laís Martins
Colaboração Lucas Lago
Edição Sérgio Spagnuolo

Apoie o Núcleo Núcleo Jornalismo para se juntar à conversa. Comentários: .


COMPARTILHE: Link copiado!

Leia também...