SIGA O NÚCLEO NO TELEGRAM:

O Twitter anunciou na terça-feira um novo recurso de transcrição automática de voz para vídeos publicados a partir de agora, que soma a outros recursos introduzidos recentemente para aumentar acessibilidade na plataforma.


É importante porque...
  • É uma questão de acessibilidade e permite que pessoas com algum tipo de deficiência auditiva consumam conteúdos em vídeo ou voz com mais facilidade
  • A funcionalidade fica limitada a vídeos novos, o que significa que conteúdos já publicados seguirão inacessíveis

Os produtos em voz foram lançados na plataforma em junho de 2020 e imediatamente geraram críticas sobre a falta de acessibilidade da rede, como reportou o site The Verge. Na época, veio à tona que o Twitter sequer possuía um time dedicado a questões de acessibilidade.

Segundo informou o Twitter em nota divulgada à imprensa na terça-feira, as legendas automáticas para vídeos estarão disponíveis para os sistemas iOS, Android e no Twitter Web em português e outros 30 idiomas.

Recentemente o Twitter também havia introduzido a transcrição automática para Spaces e tuítes em voz. No caso do primeiro, a transcrição chama atenção pela precisão e por acompanhar bem o áudio – às vezes a transcrição é até mais rápida do que a fala da pessoa.

Texto Laís Martins
Edição Alexandre Orrico
COMPARTILHE: Link copiado!

Leia também...