Twitter lança transcrição de voz para vídeos e Spaces

Mais de um ano após lançar tuítes em voz, empresa traz solução para críticas de que produto falhava em acessibilidade

O Twitter anunciou na terça-feira um novo recurso de transcrição automática de voz para vídeos publicados a partir de agora, que soma a outros recursos introduzidos recentemente para aumentar acessibilidade na plataforma.


É importante porque...
  • É uma questão de acessibilidade e permite que pessoas com algum tipo de deficiência auditiva consumam conteúdos em vídeo ou voz com mais facilidade
  • A funcionalidade fica limitada a vídeos novos, o que significa que conteúdos já publicados seguirão inacessíveis

Os produtos em voz foram lançados na plataforma em junho de 2020 e imediatamente geraram críticas sobre a falta de acessibilidade da rede, como reportou o site The Verge. Na época, veio à tona que o Twitter sequer possuía um time dedicado a questões de acessibilidade.

Segundo informou o Twitter em nota divulgada à imprensa na terça-feira, as legendas automáticas para vídeos estarão disponíveis para os sistemas iOS, Android e no Twitter Web em português e outros 30 idiomas.

Recentemente o Twitter também havia introduzido a transcrição automática para Spaces e tuítes em voz. No caso do primeiro, a transcrição chama atenção pela precisão e por acompanhar bem o áudio – às vezes a transcrição é até mais rápida do que a fala da pessoa.

Texto Laís Martins
Edição Alexandre Orrico

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso de senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca