Uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center revelou que os 25% de usuários adultos mais ativos no Twitter nos Estados Unidos são responsáveis por 97% do total de publicações deste público (incluindo RTs, replies e RTs comentados -- os chamados quote tweets).

O primeiro grupo tipicamente tuita 65 vezes por mês (mediana), enquanto os 75% menos ativos o fazem 0 vezes/mês. Apesar disso, o grupo mais ativo produz poucos tuítes originais (14% do seu total), além de receberem pouco engajamento -- uma mediana de 1 RT e 37 curtidas por mês.

No Brasil, o Núcleo já mostrou como ações coordenadas de grupos políticos concentram as publicações sobre certo assunto em poucos usuários, como nas manifestações bolsonaristas de 07 de setembro.

No Twitter, apenas 12% dos perfis tentam bombar atos de 7/9
Campanha coordenada sobre o protesto está concentrada em poucos usuários, que impulsionaram mais de dois terços dos tweets sobre o ato

74% do total de entrevistados disseram que "entretenimento" é um dos motivos para eles usarem o Twitter, sendo que 42% do total citaram esse como o motivo mais importante -- a categoria mais mencionada.

Em segundo lugar, está "uma forma de se manter informado", com 64% e 20%, respectivamente.

Além disso, a pesquisa dividiu os usuários em dois grupos:

  • aqueles que tuitaram mais de 20 vezes por mês desde a criação da sua conta;
  • e aqueles que tuitaram menos do que isso.

A principal característica que distingue esses grupos está na idade: jovens (18 a 29 anos) formam 44% o primeiro grupo e 20% do segundo.

O grupo de usuários mais ativos também se diferenciou de formas importantes do grupo com menor uso em suas opiniões sobre a rede social.

Com maior frequência, integrantes do primeiro grupo se sentiram mais politicamente engajados do que no ano anterior por causa do Twitter (42% a 27%) e tiveram experiências de assédio ou comportamento abusivo no site com (24% a 11%). Porém, eles veem o tom ou civilidade das discussões como um grande problema em menor frequência (27% a 42%).

O Pew Research Center entrevistou 2.548 usuários de Twitter estadunidenses em maio de 2021, por meio de um survey online, com recrutamento por meio de uma amostra aleatória e nacional de endereços residenciais. Desses usuários, 1.026 inseriram uma arroba do Twitter (que incluíam 917 contas abertas) que foram monitoradas.

O relatório completo da pesquisa pode ser acessado neste link (em inglês).

Texto Lucas Gelape
Edição Sérgio Spagnuolo

Leia também...