Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Monitor Nuclear, projeto de monitoramento de redes sociais de políticos brasileiros, ganhou na noite deste sábado (13.nov) menção honrosa no principal prêmio de jornalismo de dados no Brasil, o Prêmio Cláudio Weber Abramo, realizado pela Escola de Dados e a Open Knowledge Brasil.

Foi a primeira vez que o prêmio teve uma menção honrosa.

"O projeto estimula e favorece todo o ecossistema do jornalismo, é uma fonte que gera pautas, que traz luz ao debate público", disse o juri do prêmio, apresentado pela jornalista Flávia Oliveira, da Globo News.

"A comissão julgadora também destacou o fato de se tratar de uma ferramenta gratuita, de código aberto, além de apresentar rigor e transparência metodológica dignos de nota."

"É um reconhecimento de um trabalho muito longo, diário, de toda uma equipe fantástica", disse Lucas Gelape, cientista político e analista de dados do Núcleo e coordenador do Monitor Nuclear.

Além disso, o Volt Data Lab, empresa por trás do Núcleo, também participou como prestadora de serviços no projeto MonitorA, da revista AzMina em parceria com InternetLab e outras organizações, que foi um dos vencedores da noite.

Confira os projetos premiados, na ordem anunciada:

Confira os outros finalistas

Assista ao momento do anúncio

Institucional
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.