Conselheiros cobram TikTok após suicídio de adolescente

Jovem cometeu suicídio após comentários de ódio na rede, segundo sua mãe
Conselheiros cobram TikTok após suicídio de adolescente
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

Pelo menos 4 dos 6 membros do Conselho Consultivo de Segurança do TikTok se uniram para cobrar esclarecimentos da rede social após o suicídio de Lucas Santos, de apenas 16 anos, atribuído a uma onda de mensagens de ódio que recebeu após publicar um vídeo na rede.

Mariana Valente,  Thiago Amparo, Nina da Hora e Yasodara Cordova expressaram, via Twitter, revolta com o caso. Os outros membros são o professor da UFMG Fabrício Benevenuto e o diretor do ITS Carlos Affonso Souza.

Mensagens de ódio e bullying não são exclusividade do TikTok, da chinesa ByteDance, mas a rede tem crescido em popularidade no Brasil e atraído muitos jovens. O conselho consultivo da rede foi criado em março deste ano.

Em nota via assessoria de imprensa, o TikTok disse:

Estamos profundamente tristes com esta tragédia. Temos como nossa principal prioridade dar apoio ao bem-estar da nossa comunidade e fomentar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos se sintam seguros para se expressar de forma autêntica. Comentários de ódio, que violam nossas políticas e prejudicam nossa comunidade, são removidos da nossa plataforma. Também trabalhamos com especialistas, como o CVV, para dar apoio e oferecer recursos para qualquer pessoa que possa estar passando por um momento difícil. Enviamos nossos sentimentos mais sinceros para a família e amigos do Lucas.


É importante porque...

  • Redes sociais podem ter efeitos nefastos de bullying e comentários de ódio
  • TikTok tem crescido em popularidade entre jovens

Texto Sérgio Spagnuolo
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!