CUFA suspende cadastro com reconhecimento facial após questionamentos no Twitter

Organização usava tecnologia em cadastros para doação de alimentos
CUFA suspende cadastro com reconhecimento facial após questionamentos no Twitter
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

A Central Única das Favelas (CUFA) suspendeu seu cadastro de beneficiários por reconhecimento facial após questionamentos de ativistas e pesquisadores no Twitter.

A suspensão, anunciada pelo presidente da CUFA, Preto Zezé, veio poucas horas após um post (apagado depois) de Celso Athayde, um dos fundadores da CUFA, sobre o uso do reconhecimento facial pela organização -- cuja meta era cadastrar 2 milhões de pessoas até 2021.

A publicação de Athayde gerou uma série de questionamentos de ativistas e pesquisadores, dentre eles a da cientista social Silvia Ramos, coordenadora da Rede de Observatórios da Segurança, e a cientista da computação Nina da Hora, da PUC-Rio.

@pblnns @ninadhora @opanopticobr @vvracional estão avisando, @CUFA_Brasil @pretozeze e @celsoathayde: saiam dessa!!! Empresas dão serviço de reconhecimento facial de graça e ficam com os bancos de imagens da CUFA! Vão entregar 1 milhão de rostos das mães p/ iniciativa privada? https://t.co/XgpfCuuKduApril 26, 2021

O cadastro por reconhecimento facial, utilizado pela CUFA nas entregas de alimentos e cartões-alimentação, estava sendo realizado em parceria com a empresa IDTech Acesso Digital, segundo nota publicada no site da CUFA no início de abril.

Qual a finalidade ? Os dados vão ficar armazenado aonde ? As pessoas assinam algum termo autorizando isso ? Transparência dos dados coletados e processador ? Qual a empresa por trás disso ? PERGUNTA BÁSICAS https://t.co/50MjoMeXdYApril 26, 2021

Com a suspensão, as entregas e cadastros das pessoas voltarão a ser feitos com papel e caneta até que se encontre uma alternativa segura, escreveu Athayde em post no seu Instagram.

O Núcleo enviou questionamentos para a CUFA por meio da assessoria de comunicação, e obteve a seguinte resposta (na íntegra).

A Cufa atua há mais um ano no combate aos impactos da pandemia em mais de cinco mil favelas em todo Brasil, sempre com controle e prestação de contas feitos no papel e caneta. A escolha do uso de tecnologia de ponta, que está em teste, é justamente para agilizar os nossos processos e reforçar a transparência que é uma exigência dos doadores para absolutamente todas as organizações. Reforçamos que estamos cientes da LGPD e não há nenhuma possibilidade dos dados serem usados pra outra finalidade.Porém, a Cufa acaba de tomar uma decisão. Só fará parceria com os doadores que aceitarem as prestações de conta em forma de fotos e videos. Nenhum dado será solicitado a nenhum beneficiado e a transparência será garantida pela nossa palavra.


É importante porque...

Tecnologias de reconhecimento facial estão no auge do debate sobre segurança da informação e privacidade.

Impacto de repercussão em rede social tem efeitos diretos em políticas privadas.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!