Políticas de comunidade do Facebook no Brasil têm trechos sem tradução para português - estudo

Pesquisa do ITS identificou ao menos três trechos não traduzidos ou com traduções equivocadas
Políticas de comunidade do Facebook no Brasil têm trechos sem tradução para português - estudo
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

As políticas de comunidade do Facebook no Brasil contêm frases com traduções imprecisas para o português e trechos que sequer foram traduzidos, segundo relatório lançado pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS).

Dentro da seção "Segurança" há um trecho que discorre sobre divulgação de fotos e vídeos que mostrem suicídios, que são permitidos se "julgados interessantes". Na versão em inglês, a palavra usada no lugar de interessante é ''newsworthy'', usada para descrever algo com valor noticioso.

Um item sobre segurança cibernética não foi traduzido para o português e aparece ainda em inglês nas políticas de comunidade do Facebook Brasil.

O ITS identificou ainda um outro trecho -- informações adicionais -- que não foi traduzido ao fim das políticas de comunidade.

O relatório, que trata de maneira mais ampla sobre as políticas de moderação da plataforma, usou como base a versão das políticas de comunidade atualizadas até 14 de janeiro de 2021.

"Se você vai usar o Facebook e você eventualmente tem o seu comentário ou o seu post deletado por violar os padrões da comunidade e você vai atrás dos padrões da comunidade, talvez você não consiga compreender por qual motivo você, de fato, violou esses padrões, porque eles estão com erros de tradução, ou porque às vezes eles nem sequer estão traduzidos", explicou João Vitor Archegas, pesquisador do ITS e um dos autores do relatório.

"Como tomar essa decisão de forma consciente, racional, consistente se você não tem esse denominador comum escrito de uma forma clara e traduzido na língua do conteúdo que você está moderando?", acrescentou o pesquisador.


É importante porque...

É uma questão de transparência: usuários da rede social têm o direito e o dever de saber exatamente quais são as regras que delimitam a sua expressão ali dentro.

É problemático para a aplicação das regras: moderadores de conteúdo do Facebook precisam ter acesso a padrões de comunidade claros para tomarem decisões sobre se um conteúdo deve ser removido, restringido ou não.

O Brasil é o quarto país com mais usuários no Facebook. Some a isso a base de usuários de outros países lusófonos.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!