Campanha de especialistas busca mobilizar redes em favor de lockdown

Ação já resultou em mais de 33 mil assinaturas em carta aberta a chefes de Executivo e tweets sobre o assunto ultrapassam 54 mil interações
Campanha de especialistas busca mobilizar redes em favor de lockdown
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

Lançada no dia primeiro de abril, a campanha #AbrilPelaVida têm mobilizado a comunidade de especialistas de saúde e políticas públicas no Twitter. Realizada pela ImpulsoGov, organização sem fins lucrativos que promove o uso de dados no setor público, ela defende um lockdown de três semanas, acompanhados do pagamento de auxílio emergencial, para diminuir os efeitos negativos do momento mais grave da pandemia de COVID-19 no país.

Uma análise do Núcleo encontrou 850 tweets (excluindo RTs) contendo variações da expressão "Abril Pela Vida",  postados entre os dias 01 e 05 de abril por 574 perfis de especialistas. Eles atingiram um engajamento total de mais de 54 mil interações (soma de RTs e curtidas).

O pico se deu no sábado (3), dia em que a campanha recebeu apoio do influenciador Felipe Neto, com 34.579 retweets e curtidas em tweets postados nesse dia. A hashtag #AbrilPelaVida também esteve com frequência no grupo das 5 hashtags mais utilizadas nesse período entre os perfis monitorados pelo Science Pulse.

A ação envolve também uma carta aberta ao presidente, governadores e prefeitos, que já foi assinada por mais de 33 mil pessoas no momento de produção desta matéria. Nela, os pesquisadores detalham as propostas, que envolvem um lockdown rígido no mês de abril, com medidas como um toque de recolher noturno, suspensão de funcionamento em alguns tipos de estabelecimento; ampliação da testagem e acompanhamento de contatos; redução da superlotação de transporte coletivo.

Eles também defendem um auxílio emergencial de parcela única, para indivíduos e micro empresas, sugerindo critérios de elegibilidade.

Segundo os pesquisadores, a adoção dessas medidas poderia levar a uma diminuição de 50% da média móvel de mortos, o que implicaria em pelo menos 22 mil salvas. Elas também diminuiriam a probabilidade do surgimento de novas variantes diminuiria, além de reduzirem o impacto econômico das medidas que restringem a circulação de pessoas.

Com 3 semanas podemos reverter a pandemia no BR e salvar 22 mil vidas. É o q propõe a carta #AbrilpelaVida, assinada por mim e outros especialistas, pedindo aos Governantes q adotem lockdown de 21 dias, acompanhado de auxílio emergencial. Junte-se a nós em https://t.co/OWQycCBbZSApril 2, 2021

É importante porque...

  • Campanha busca sensibilizar autoridades sobre importância do lockdown

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!