PL quer monetizar redes de órgãos públicos pra financiar cultura

PL quer monetizar canais de órgãos públicos para criar fundos federais, estaduais e municipais de incentivo à cultura nacional.

Um novo projeto de lei propõe monetizar redes sociais de sites e plataformas digitais de órgãos públicos para gerar receita para fundos de incentivo à cultura no país.

O PL 573/2024, de autoria do deputado Aureo Ribeiro (SOLIDARIEDADE/RJ), já está na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. A relatoria é da parlamentar Lídice da Mata (PSB-BA).

TEOR. De acordo com o texto original do projeto, caberia ao Executivo estabelecer normas para regulamentar a elaboração e gestão dos orçamentos e balanços relativos à monetização dos canais.

O Executivo também seria responsável por definir como lidar com as transações e operações financeiras nas redes e mídias sociais.

Ribeiro justifica a proposta argumentando que a monetização dos canais digitais seria “uma importante fonte de recursos”. A sugestão teve origem de uma reunião com os secretários de cultura municipais do Rio de Janeiro, diz o parlamentar.

PORÉM... No passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já proibiu a monetização de perfis individuais de parlamentares. Mas considerando que o texto do PL 573/24 aborda órgãos públicos, pode ser que as mesmas medidas não se apliquem diretamente.

OPINIÃO. A depender do método de monetização dos canais, será necessário estabelecer um sistema de moderação e fiscalização.

Se a monetização ocorrer através de anúncios, seguindo o modelo de alguns veículos jornalísticos, também será crucial considerar questões relacionadas à privacidade (dado que alguns métodos de coleta de dados podem ser invasivos), à prevenção de fraudes e golpes, bem como a possibilidade de veiculação de anúncios problemáticos.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!